Skip to content

Equipe de Trekking - Os Pirikas

Seja Bem Vindo ao Site Oficial da Equipe Os Pirikas
O Contador de Passos no Enduro a Pé - Dicas e Instruções
 
Conhecendo a planilha de navegação de Enduro a Pé
 
Como fazer fogo com uma pederneira

Em uma situação de sobrevivência nem sempre você terá em mãos um fósforo ou isqueiro para fazer uma fogueira. Um equipamento que não pode faltar em seu kit de sobrevivência é uma pederneira. A pederneira é uma pedra feita de magnésio e quando raspada produz uma faísca muito quente e brilhante e pode ser utilizada em diversas condições climáticas e até mesmo em baixa temperatura.

Para fazer uma fogueira por exemplo, faça o seguinte:

Junte uma pequena quantidade de capim seco e construa como se fosse um pequeno ninho.

ninho1

Bem próximo ao "ninho", raspe o riscador de metal, em uma posição de aproximadamente 45°. Você também pode usar a parte traseira de um canivete ou faca. Isto irá produzir uma faísca muito quente e brilhante em direção ao capim ou objeto que queira incendiar. Repita isso várias vezes e em seguida, adicione pedaços maiores de madeira, como gravetos e galhos e monte a sua fogueira. ATENÇÃO: Mexer com fogo pode ser muito perigoso e pode ocasionar grandes imprevistos. Que fique bem claro que o objetivo desse vídeo é de apenas demonstrar o método,  utilize apenas em uma questão de sobrevivência. Crianças não tente fazer isso sem a presença de seus pais.

Veja o vídeo abaixo:

 
Como fazer fogo com tecido carbonizado

O tecido carbonizado é muito prático para iniciar um fogo/fogueira quando você tem disponível apenas uma faísca, que pode ser gerada por um faiscador, uma pederneira ou até mesmo utilizando métodos mais primitivos. Sem dúvida é um item que não poderá faltar em seu kit de sobrevivência. No vídeo abaixo eu ensino como fazer o tecido carbonizado e como conseguir fogo. ATENÇÃO: Mexer com fogo pode ser muito perigoso e pode ocasionar grandes imprevistos. Que fique bem claro que o objetivo desse vídeo é de apenas demonstrar o método,  utilize apenas em uma questão de sobrevivência. Crianças não tente fazer isso sem a presença de seus pais.

Em uma situação de emergência isso poderá salvar a sua vida.

 
Como fazer fogo utilizando uma bateria

Você sabia que pode conseguir fogo com uma bateria e um pedaço de palha de aço (Bombril)? Não, então, vamos imaginar que você esteja em uma situação de emergência e você não tem no momento um isqueiro ou fósforo, mas prevenido como você é você tem em seu kit de sobrevivência uma bateria e um pedaço de Bombril. Vamos lá, primeiro selecione um pouco de capim seco e faça como se fosse um ninho, encoste o positivo (+) e o negativo (-) da bateria na palha de aço, isso "fechará" curto e estabelecerá a passagem da corrente elétrica. Esta corrente elétrica aquecerá os fios de palha por Efeito Joule e, por serem muito finos, tornam-se incandescentes e pegam fogo.

ATENÇÃO: Mexer com fogo pode ser muito perigoso e pode ocasionar grandes imprevistos. Que fique bem claro que o objetivo desse vídeo é de apenas demonstrar o método,  utilize-o apenas em uma questão de sobrevivência. Crianças não tente fazer isso sem a presença de seus pais.

Veja o vídeo abaixo:

 
Pulseira de Sobrevivência Paracord

Pulseira de Sobrevivência Paracord ou corda de paraquedas. Desmontada vira uma corda de aproximadamente 3 metros de comprimento e pode ser utilizada para realizar um resgate emergencial, como por exemplo, um torniquete, substituir cadarços, montar abrigos e armadilhas, reparar equipamentos e roupas, fixar objetos, etc. No seu interior possui 7 filamentos de náilon trançados. É uma corda muito resistente e indispensável no seu kit de camping ou sobrevivência.

 
Como descobrir os pontos cardeais e se orientar sem uma bússola

Os Pontos Cardeais sempre foram de muita importância para a localização e orientação geográfica de diversas civilizações e povos do mundo todo. Os quatro pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste. Eles são utilizados até hoje na navegação marítima, na aviação, em operações militares, em competições de rally, em provas de regularidade, além de auxiliar em trilhas e expedições. O principal instrumento para descobrir os pontos cardeais é a bússola, mas nem sempre você terá uma disponível. Então, como se orientar sem bússola? Imagine que você esteja perdido e sem bússola, você poderá usar o sol para identificar os pontos cardeais. Para isso, faça o seguinte: Abra os braços em forma de cruz, apontando o braço direito para o nascente, que é o LESTE. À esquerda fica o poente, que é o OESTE. À sua frente estará o NORTE e às suas costas o SUL. Uma dica para você não esquecer se o NORTE fica na frente ou atrás é lembrar-se da letra N de nariz, então o NORTE fica na direção do seu nariz...

desenho orientacao

Mas será que o sol nasce sempre no mesmo lugar, ou seja, à LESTE? A resposta é não. Durante o ano, o Sol "nasce" e se põe em pontos distintos. Portanto, esse método traz resultados aproximados e indica os pontos cardeais em relação ao lugar em que estamos no momento, mas mesmo assim evitará que você fique caminhando em círculos. Outro ponto importante para se lembrar é se o dia estiver nublado, com certeza ficará mais difícil a orientação.


Agora vamos aprender a encontrar os pontos cardeais com o Método da Sombra

Imagine que você esteja perdido e sem bússola, você poderá usar o sol novamente para identificar os pontos cardeais. Vale a pena lembrar que se o dia estiver nublado, ficará bem difícil a orientação. Primeira coisa que você precisa encontrar é um terreno plano e livre de obstáculos naturais. Em seguida, encontre uma vareta ou um bambu bem reto de aproximadamente um metro de comprimento e enterre-o de forma que fique bem na vertical. Coloque uma pedra na extremidade da sombra e espere aproximadamente trinta minutos e coloque a segunda pedra na nova extremidade da sombra.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 3 de 17

ETAPAS REALIZADAS

130

pirikinha

      inscreva-se youtube

Uniforme

 camisa frente

Tempo Agora

IP

Leitores Online