Skip to content

Equipe de Trekking - Os Pirikas

Home Trekking
Trekking

A história do trekking é antiga e teve origem no início do século XIX. A palavra trek tem sua origem na língua africâner e passou a ser empregada pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio e locomoção era a caminhada. Quando os britânicos invadiram a região, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente. Atualmente utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para conhecer, possibilitando um contato com a natureza. No Brasil, o trekking surgiu em 1992 em São Paulo, por amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica.

As Provas

O Trekking consiste em realizar um percurso que pode ser composto por trilhas, caminhos, vales, nascentes, rios, estradas, áreas rurais e até mesmo centros urbanos, contendo provas de estratégia, memória visual, provas com cordas, técnicas verticais enfim, algo que você nunca viu em um relevo extremamente diversificado podendo envolver desnível acentuado de altitude, que devem percorrê-lo com o auxílio de um plano de percurso apresentado pela organização através de uma planilha ou mapa. Cada equipe deverá passar pelos postos de controle (PCs) conforme o tempo ideal de percurso estabelecido pela organização. (Saiba como montar a sua equipe).

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos necessários para o Trekking são mais baratos que o de outros esportes de aventura, mas mesmo assim precisam ser escolhidos com todo o cuidado, já que podem ser tanto os melhores aliados como os maiores inimigos.

BÚSSOLA: A palavra “bússola” vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa”. É composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para o eixo norte. Ela tem a função de orientar a equipe na navegação da trilha. É essencial que a bússola seja de ótima qualidade, em algumas provas é nos trechos de bússolas em que as provas são definidas. (como utilizar uma bússola).

bussola regua2

CONTADOR DE PASSOS: utilizado em algumas categorias iniciantes para não "perder" a contagem dos passos. Na falta de um é recomendado usar a própria calculadora como contador, você pode somar 1+1 e a cada passo andado você clica no sinal de =

contador passos

LANTERNAS: Utilizadas em etapas noturnas. Dê preferência para as lanternas de cabeça para manter suas mãos livres ou ocupadas com outros equipamentos. As pilhas não podem ser deixadas de lado e o ideal é que se tenham pilhas reservas para cada lanterna.

lanterna cabeça

CRONÔMETRO/RELÓGIO: Utilizado para que o tempo estipulado em cada parte do percurso seja cumprido. Os modelos digitais facilitam a visualização e oferecem maiores possibilidades.

relógio

CALCULADORA SIMPLES: Para calcular as distâncias entre os percursos. É importante que a equipe possua mais de uma, em caso de quebra.

calculadora

NAVEGADOR TOTEM, COMPASS: Imprescindível nas categorias GRADUADOS E PRO. Sua função é realizar todos os cálculos necessários para se respeitar as velocidades médias definidas na planilha. Através de uma botoeira que é pressionada a cada passo do competidor, ele mede a velocidade e o deslocamento e uma vez aferido, sabe exatamente qual a distância percorrida. Com esse equipamento você dispensa o uso da calculadora e do cronômetro/relógio, pois o mesmo realiza todas essas funções.

totem colosso              compass

ROUPAS E CALÇADOS

  • Utilize calça de material que seque rápido, pois em quase todas as provas existem travessias de lagos, atoleiros, etc;
  • Não use moletom ou calças jeans, pois ficam muito pesados quando molham;
  • Utilize uma blusa leve, evite cores escuras, elas esquentam muito na presença do sol;
  • Nunca use um tênis novo, pois poderá gerar algum desconforto. Use botas apropriadas ou tênis com boas travas, principalmente se estiver chovendo. As botas costumam ser mais pesadas;
  • Para hidratação durante a prova utilize um cantil, squezze ou CamelBak com capacidade de no mínimo 1 litro.

calça cinza peq1camelback negro altus Tênis Salomonpochete

PROTEÇÃO

  • Os bonés ou chapéus também são de grande utilidade, pois protegem do sol e da chuva, facilitando a leitura das planilhas durante o percurso. Dê preferência para os bonés que tenham proteção para a nuca e orelhas;
  • Protetor solar mesmo na ausência do sol;
  • Um kit de primeiro socorros nunca é demais, ideal para pequenos arranhões ou ferimentos;
  • Para a conservação e proteção dos objetos e planilhas, os plásticos são fundamentais. Além disso, para guardar todos os objetos acima, mais canetas, lanterna pequena, kit de primeiros socorros e alimentos energéticos, é necessário uma mochila ou pochete.

Boné proteção          primeiros socorros

QUEM PODE PRATICAR

Qualquer pessoa pode participar da prova, pois não é necessário um preparo físico especial. O gosto pela caminhada e pelo convívio com a natureza são suficientes, praticado em equipes de 03 a 06 pessoas.

NORMAL ENDURO ATIBAIA ATIBAIA CAMPO 2013 182

 

SAIBA MAIS

1 Conhecendo a planilha de navegação de Enduro a Pé
2 Como fazer uma fogueira utilizando uma bateria
3 Navegador para Enduro a Pé Winner - Unboxing
4 Pulseira de Sobrevivência Paracord
5 Como fazer fogo
6 Como descobrir os pontos cardeais e se orientar sem uma bússola
7 Contador de Passos - alguns equipamentos e um pouquinho da nossa camihada
8 Tensionador para barracas
9 Provas Noturnas...
10 Dicas de roupas, calçados e equipamento para enduro a pé
11 Respeitando a natureza durante as provas de enduro a pé!
12 Como utilizar a bússola
13 Como montar a sua equipe
14 Respeitando a natureza em um acampamento
15 Dicas para realizar uma boa prova de enduro a pé
16 História e equipamentos para a prática do enduro a pé

logo mascoque ospirikas   Boas trilhas!!!

 

ETAPAS REALIZADAS

130

pirikinha

      inscreva-se youtube

Uniforme

 camisa frente

Tempo Agora

IP

Leitores Online